Dicas para novos e velhos desenvolvedores Web

Para! Ninguém merece usar esses layouts poluídos, cheio de efeitos q deslizam, encolhem, esticam, mudam de cor, pelo amor de Deus desenvolvedores, tenham um pouco de bom senso que seja...
É justamente por estar indignado com certos sites por ai, que eu venho a fazer esse apelo. E é claro, fazer a minha parte, para tentar de forma inteligente resolver de vez os nossos problemas, propondo algumas dicas...
E la vamos nós...
_Quem desenvolve para Web, normalmente começa no HTML, isso é importante, não pule essa fase, mesmo por chato e desnecessário que possa parecer;
_É legal aprender CSS e Javascript, mas cuidado, não sobrecarreguem suas páginas com efeitos e vários styles, isso pode pesar não só o visual, mas também o carregamento das páginas para quem é menos privilegiado pela modernidade de um bom acesso a rede;
_Se vc usar métodos de acesso ao banco de dados, em uma linguagem como PHP, por exemplo, o que é quase impossível não acontecer, prefira colocar todo o código HTML primeiro, antes de qualquer acesso ao banco de dados u processamento de informações, ponha no inicio da sua página de preferencia o que o usuário tem que ver, mas isso tem um Por quê? Tem sim:
    Não estou certo do que eu vou dizer agora, mas creio que assim como os compiladores, Browsers interpretam o código que vc escreveu de cima para baixo, linearmente, seguindo esse raciocínio, pense comigo, se vc tem uma péssima conexão com a internet, é preferível acessar uma página e esperar um longo tempo com tudo em branco, ou com algumas coisinhas aparecendo para vc pensar que ta carregando algo de importante? Tire suas conclusões.
_Cuidado com as cores, procure usar cores que em primeiro lugar tenham a ver com o que vc está fazendo, por exemplo, comida, amarelo e vermelho que de acordo com estudos despertam fome nas pessoas.
_Ainda em relação às cores, tente deixar o seu site com uma aparência leve, de preferência que traga paz ao usuário, nao siga o exemplo do twitter,  por exemplo, mas olhe para o BLOGGER do google, analise comigo, o google é para muitos a melhor pagina inicial dos navegadores, ele não traz na cara uma persuasão para vc fazer algo (acho que é por isso que quando eu entro no google eu me pergunto: "O que mesmo eu ia pesquisar?" huahauhaua).
Tome cuidados com "modinhas", elas passam, mas o bom senso sobrevive a tudo, não que vc não deva estar sempre atualizado (serve pra tudo na vida, absorva isso);

Disse o sábio:
    "Bons artistas copiam, grandes artistas roubam" - Bill Gates.
Aliás, se forem roubar alguém, ou copiar que seja, não copiem do MSWindows, apesar que ele tem o melhor navegador de arquivos de acordo com a capa de uma revista que eu vi no Carrefour, nem sei qual revista.
_Fique de olho nas gigantes mais inteligentes como por exemplo o Google.
Já que estamos falando no "Portões" ai, assistam "Piratas do vale do Silício", excelente filme para entender a rivalidade e historia da maçã contra as janelas...
Espero que as dicas apesar de simples, tenham valido a pena...

Comentários