O porquê de eu não estar mais na "Igreja"


Muitas pessoas, ao saberem disso, devem ter criado pensamentos. De desentendimento, ou de dó, ou de raiva, ou de sei lá o que mais. Pra início, se querem mesmo ler esse post, seja por preocupação comigo, seja por curiosidade, ou mera passadinha no armazém, esvaziem suas mentes! Não estou aqui, para revoltar ninguém, nem para fazer você leitor, mudar de ideia, ou me "seguir" ou qualquer coisa do tipo.

Creio na "Teoria da Evolução". Calma, não acho que tenhamos vindo de um macaco... Não estou falando da teoria de Darwin, mas da teoria, de que o ser Humano, precisa evoluir seus pensamentos, suas virtudes entre outros.

O papel exercido pela igreja na minha vida, foi de extrema importância, lá aprendi o básico para começar a minha jornada, para entender de certo ponto de vista quem é deus, mas aos poucos, meus pensamentos mudaram, gradualmente.

Comecei a ver Deus, não como um imperador, a dar suas ordens a um exército (Visão do antigo Testamento), ou como um Pai, que te castiga por querer o seu bem (Novo testamento, em partes), ou como um rei, coroado, que precisa ser adorado 24h por dia, pelos anjos no céu, (onde o louvor não cessa ¬¬'), para ser Deus.

A questão de eu não acreditar, não vem de eu descrer, ou de eu me revoltar, muito pelo contrário, vem de conhecer a deus a cada dia, e passar a vê-lo como um amigo, que está comigo, pra o que der e vier (Visão de algumas Igreja Evangélicas).

Mas nesse tempo mesmo, as coisas continuaram mudando, e eu vi, que ele era mais do que um amigo, era mais do que eu poderia imaginar, era mais e era só isso, (Tá ficando complicado de entender né?).

Eu começo em busca por respostas. Comecei estudar outras filosofias, outras fontes de pensamento, mas, ainda tinha um olhar de preconceito, pois, olhava por exemplo, os Indianos, entendia a crença deles, mas achava "errado", e esse era um dos "problemas"... Eu ainda estava com uma visão engessada de Deus, como se ele fosse algo imutável (Na realidade, ele é imutável [eu acho], mas a visão dele muda, e a própria bíblia nos mostra isso: ele foi Pai, Salvador, Filho, Amigo, Rei, Homem, Amigo...).

Resolvi que não prosseguiria, sem antes me formatar, me deixar limpo de mente, e estudar, sem ter uma visão formada, como uma criança aprendendo, +ou- uma tela em branco, a ser pintada. Nada do que eu estudasse, serviria para alterar minha crença, eu resolvi estudar para ver o que os outros viam de Deus. Para averiguar a veridicidade dos fatos que me foram passados, essa visão de Deus, que eu tinha.

Aos poucos, vi que cada lugar, adaptava sua ideia de Deus a seu local de Origem, conforme a sua necessidade, foi aí, por essa análise, que descobri que "Deus", era para cada indivíduo, a forma manifestada de uma necessidade. Se o ser está carente, ele é pai, se o ser precisa desabafar, ele é amigo, se tem problemas na lavoura, ele é o deus do sol, ele é o deus da chuva, se tem problemas financeiros, ele é o dono da prata e do ouro (Quando dizem isso, as pessoas não entendem, que prata e ouro, só são preciosos, porque tem "pouco", e achamos bonito, mas o preço de prata e ouro, são definidos pelas Bolsas de Valores[Alguma entidade assim]. Não é deus quem define o valou do ouro amigo, amanhã, ouro pode não valer menos q água, e deus será o Deus da água, talvez..).

Foi um período complicado. Fiquei mal, eu não entendia mais nada, não sabia se deus de fato, existia, pois, ele podia ser muito bem, um fruto da imaginação das pessoas. Nesse momento, Darwin começou a ganhar certa razão.

Mas quando conheci as Teorias de Evolução e de Criação q tem por aí, comecei ver sim, um fundamento pra tudo, mas comecei também a me perguntar, se não havia um ser que tinha dado a ação pra tudo isso: Alguém que fez estourar o Big Bang, sei lá, algo assim...

Desde então, vi que era tudo muito mais do que eu pensava... Deus não seria nada disso, mas um grande engenheiro? Não cola... Eu vi que era só mais uma resposta pra uma pergunta, uma adaptação de deus para meu questionamento.

Neste ponto, eu só não estava totalmente desacreditado, porque eu sabia, que de alguma forma, eu não me sentia sozinho, que havia alguém, ou alguma coisa comigo.. Eu não estava sozinho. Alguma força, me puxava a conhece-lo, como se tivesse alguém na minha frente, sedento pra chamar minha atenção e eu sem conseguir enxergar.

Foi um período, onde muitas ideias, filosofias, achismos, tudo isso , me fazia acreditar, nao sei em que, mas me fazia crer. Cheguei a comentar com um amigo, que era como uma grande esponja, daquelas de banho, sugando toda e qualquer gota de água (Conhecimento), que estava por perto, e eu me deparava de frente a essa grande esponja, e não sabia como começar a sugar a água dela. Não sabia como, ou o que, ou se deveria o fazer. Minha cabeça estava uma bagunça. Foi ai que percebi que novamente, eu estava fazendo errado, em querer que todo conhecimento, viesse simplesmente até mim, através de livros, de poesias, de opiniões de terceiros... Se eu acatasse a qualquer uma ideia já fundamentada de Deus, eu estaria novamente acatando a uma ideologia, e não a conhecendo a Deus. Nesse momento, eu sabia o que fazer, mas não sabia como.

Pegar direto de Deus, seria a solução. Ao invés de usar de um irmão da igreja, ou de um pastor, ou de um livro, por mais que estes obtenham grande conhecimento, o que é para um, não é para o outro, já que a ideia de deus muda conforme a pessoa, a necessidade, o local, o background, enfim... Eu não me contentaria novamente em pegar uma opinião formada: isso pra mim, soaria como plágio. Eu estava certo do que queria, mas não de como fazer.

Certa pessoa, ainda me disse: "Cuidado pra não se confundir, Deus não quer que você se afaste!", mas eu sabia que eu não estaria errando em querer conhecê-lo. E sabia, que ainda que distante eu estivesse, ele estaria de alguma forma, junto comigo, mesmo na "minha distância".

Próximo passo: Quando queremos tomar água da fonte, onde vamos? A fonte, correto? Mas as vezes, uma torneira ali por perto, facilita, e traz a água da fonte até você, mas ai, não estamos bebendo direto da fonte, e sim de uma torneira que vem da fonte. Nessa, podemos então tomar água mineral em casa, comprada no supermercado, afinal, ela também vem da fonte! Mas pra mim, isso não bastava, eu queria conhecer a fonte (Deus), eu queria a água que vem direto de lá, e não de um repositório de outra pessoa que já coletou da fonte. E quando se quer falar pessoalmente com alguém? Usa-se um celular? e-mail? Não. Procuramos pela pessoa, achamos, e falamos então, cara a cara. Mesmo sem saber como, era isso que eu faria: Procuraria a Deus, onde quer que ele estivesse, o acharia e falaríamos então. Parece loucura? Talvez seja:
(Você acredita na Bíblia?) I Coríntios -3:18. "Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio." e I Coríntios – 4:10 "Nós somos loucos por amor de Cristo...,".

Perguntei-me: Deus, onde o senhor está? Se mostre para mim! Sei que "qualquer um que queira ver sua face morrerá" - “Não podes ver o meu rosto, disse Deus, pois o homem não me pode ver e continuar a viver” (Ex 33, 20), Mas eu estava disposto! Esse era o preço? Eu acho que é um símbolo, mas é verídico? Então vamos. Cadê você? Neste tempo, não existia Senhor, papai, ou Grande Deus. eu sei lá quem era esse/isso. Mas queria encontrá-lo.
JO 1:1 No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
JO 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós...

No princípio Deus era o verbo (Verbo: designa ação. Ele era a ação)

Tudo começava a fazer certo sentido. Ele não executou a ação. Ele foi a ação! A própria ação, e a ação, estava com Deus, e a ação, era Deus.

Dá pra pelo menos entender? será que estou conseguindo expor o que penso direitinho?

Deus não era "O Criador", mas, a criação, e estava também junto com a criação (Onipresença?)

Bonito né? Mas ainda não sabia como conversar com o "Tudo".

Foi quando uma pessoa, me perguntou:
    -Quem é você?
Respondi:
    -Thiago.
Ela retrucou:
    -Não perguntei seu nome. Quem é você?

Foi ai que percebi que eu queria conhecer Deus, saber quem ele era, mas eu não conhecia nem a mim mesmo... Fiquei Surpreso, espantado, assustado com o fato. Busquei respostas. Por todo lado pra essa tão grande pergunta...

Parece que, "O grande Silêncio" (período de 400 anos compreendidos entre o Novo e o Velho testamento, ou seja em um período que segundo os teólogos reformadores Deus não teria levantado nenhum profeta [também conhecido como "silêncio profético"]))., estava instalado em minha vida.

De preferencia, para prosseguir lendo esse post, leia algo relacionado ao que direi a seguir nesse link (cuidado com a fonte!): Física quântica.

Neste tempo, me dediquei a entender o que era a física quântica, as filosofias Orientais, dentre outras. Mas tudo, apesar de lindo, não encaixava como deveria pra mim, mas, na física quântica, encontrei um pensamento: A ação de Deus em cada partícula.

Parte dessa Ciência, estudou por exemplo, as partículas de um simples copo d'água, antes e depois de benzido por um padre. Essas partículas, alteravam totalmente seu comportamento. Prova de que estamos a toda hora, com os nossos pensamentos, nossas forças, alterando a própria realidade, alterando o mundo a nossa volta (Leiam: The Secret, procurem entender o que é a fé por traz do segredo e como Deus interage com isso tudo).

Mas espere! Deus não era a ação Criadora? Deus não estava com a criação? ele não era a criação? Ele até se fez carne!!  O.o  Super espantado!

Então... Deus era simplesmente Tudo! Tudo a nossa volta, cada elemento químico, cada ação física, seja ela explicada ou não, cada interação, cada onda sonora, cara raio de sol, cada manhã, cada árvore, cada sentimento, cada amor sentido, cada abraço dado, cada aperto de mão verdadeiro, cada beijo.. cada TUDO, Suas partículas, as minhas, VC e EU!!!

Perceberam como eu fiquei confuso? Mas depois de muito pensar, percebi que o que me perguntaram um dia: "Quem é vc...", não se tratava de uma pergunta, mas, de uma RESPOSTA!!!

Entendendo assim, eu soube quem era Deus, e quem eu era!

Exato! Deus não era comigo, ele era em mim! (É)

Eu faria então parte de uma grande unidade! Deus, ele era então Tudo. Simplesmente e Complexamente!

Entendam pessoas, mais uma vez digo: Quem sou eu para mudar a mente de vcs! Não tenho esse poder, Pra nos, foi deixado o livre arbítrio (Assunto a ser tratado um dia desses), cabe a vocês crescerem, evoluirem, buscarem a SUA FONTE!!!

Como eu disse, há diversas maneiras de se compreender Deus, essa é uma delas, nada posso afirmar, é uma busca constante! Como diz o comercial do Futura, o mundo não é movido de respostas, mas de perguntas...

Porque saí da Igreja? (Falando de templo físico, afinal, nós somos a habitação de Deus, nos somos a tal Igreja) -- Saí, para crescer! Para buscar direto na fonte, para evoluir, crescer, conhecer Deus... E se um dia eu me ver em uma "situação" A quem buscarei? A fonte. SEMPRE!!!
"E o veu rasgou-se de cima a baixo" (Significa que agora vc tem livre acesso a Deus. O caminho foi aberto.)

Pessoas, espero que eu as tenha deixado pensativas! Não se guiem por mim ok? Sou só mais um em busca de boas perguntas para filosofar, para pensar, mais um querendo conhecer a Deus! Não quero fazer contenda, nem levantar uma nação de pessoas que pensam como eu, mas quero sempre poder expor a minha opinião, mostrar o que tenho feito. Afinal, quero que todos, de alguma forma, se sintam felizes e realizados a cada dia, assim como eu me Sinto hoje!

Paz, e Luz, para acalmar e iluminar a mente e coração de vocês.

Paz e Luz

Comentários

  1. Olá pessoal, eu sou Adrik Vadim morando na cidade de Kurgan, quero compartilhar aqui com vocês como o Sr. Benjamin me ajudou com um empréstimo de 15.000.000,00 rublos para iniciar minha entrega de bebidas depois de tudo em que trabalho vários hotéis aqui em kurgan apenas para ganhar a vida, mas infelizmente eu ainda estava tendo dificuldades para pagar um aluguel, mas agradeço a Deus agora que sou autônomo agora com 5 trabalhadores trabalhando sob meus cuidados. Apenas se você estiver procurando por liberdade financeira, aconselhamo-lo a entrar em contato com o Sr. Benjamin com este e-mail abaixo e também com o número do aplicativo. lfdsloans@outlook.com + 1-989-394-3740

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Diga o que achou, dê sua opinião!